Joel promete acabar com a “taxa do sol” no Piauí
Pré-candidato ao Governo afirma que, se eleito, vai encerrar cobrança sobre energia solar excedente e chama medida de “imoralidade”

Em vídeo publicado nas redes sociais, Joel respondeu ao questionamento de um eleitor sobre cobranças feitas pelo Governo do Estado, incluindo a taxa ligada à energia solar e a chamada taxa da água.
Segundo Joel, caso seja eleito governador, a cobrança sobre a energia solar excedente será encerrada.
“Recebi aqui uma mensagem de pessoa me perguntando o que eu vou fazer, sendo eleito governador, em relação à taxa da água e do sol. Eu vou acabar com essa imoralidade. Isso não passa de uma imoralidade. Isso não vai existir, se Deus e o povo permitirem que eu seja governador do Piauí”, afirmou.
A chamada “taxa do sol” se refere à incidência de ICMS sobre componentes da energia solar excedente gerada por consumidores que utilizam o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, o SCEE. Na prática, a polêmica envolve consumidores que produzem energia por meio de placas solares e injetam o excedente na rede elétrica.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Fazenda, sustenta que não há cobrança de ICMS sobre a geração da energia solar em si, mas sobre custos e serviços relacionados ao uso da rede elétrica, como distribuição, manutenção e operação do sistema.
Mesmo assim, para Joel Rodrigues e setores da oposição, a cobrança representa mais um peso no bolso do consumidor piauiense, especialmente para quem investiu em energia limpa buscando reduzir a conta de luz.
O Progressistas, partido de Joel, já havia ingressado com ação judicial contra a cobrança e obteve decisão favorável no Tribunal de Justiça do Piauí. No entanto, após recurso do Governo do Estado ao Supremo Tribunal Federal, a cobrança foi restabelecida por decisão monocrática.
A crítica de Joel mira diretamente a gestão do governador Rafael Fonteles. Para o pré-candidato, o governo estadual insiste em manter uma política de alta tributação justamente sobre quem buscou alternativa para economizar e produzir energia limpa.
O debate ganhou ainda mais força porque o Piauí tem hoje uma das cargas de ICMS mais pesadas sobre o consumidor, com alíquota de 22,5% para os demais consumidores, segundo a própria Sefaz.
Além da energia solar, Joel também citou a chamada “taxa da água”, tema que tem gerado forte reação no interior do estado, especialmente entre produtores rurais e moradores que dependem de poços.
O Governo do Estado afirma que não existe cobrança de taxa pelo uso de água de poços por agricultores e chegou a anunciar projeto de lei para deixar essa informação expressa. A oposição, porém, mantém o discurso de alerta contra novas cobranças e aumento da pressão sobre a população.
Com a declaração, Joel Rodrigues tenta transformar o debate tributário em uma das principais bandeiras de sua pré-campanha. A mensagem é direta: reduzir cobranças, aliviar o bolso do cidadão e enfrentar o que ele classifica como excessos da atual gestão.
A discussão sobre a “taxa do sol” deve continuar no centro do embate político no Piauí, colocando de um lado o governo Rafael Fonteles, que defende a cobrança sobre custos da rede, e do outro a oposição, que vê a medida como injusta para consumidores que apostaram na energia solar.


